Férias #Post2 – Santa Cruz Cabrália – BA

Oi pessoal!  Hoje vim contar mais um pouquinho sobre as minhas férias na Bahia.
Como ficamos hospedados em Coroa Vermelha, não podia deixar de dar aquele rolê de turista em Cabrália não é? Santa Cruz Cabrália está na lista dos 1000 lugares fantásticos no Brasil (nº807 no livro) e assim como tem a dica no livro, fomos conhecer a Cidade Histórica.
Localizada na parte alta de Santa Cruz de Cabrália, a Cidade Histórica guarda construções erguidas nos séculos 17 e 18 e tombadas pelo Patrimônio Histórico Nacional. Entre elas estão a Igreja de Nossa Senhora da Conceição e a Casa de Câmara e Cadeia. Santa Cruz Cabrália é uma das cidades históricas do estado da Bahia, por nela terem sido realizadas as primeiras missas rezadas no Brasil, em 1500.

IMG_9650Igreja de Nossa Senhora da Conceição Barroca, do século XVIII

IMG_9668

A igreja não pode ser fotografada no seu interior – nem com a máquina sem flash. E eu também não entrei na igreja por estar com roupa de praia.  Mas pela porta e suas grandes janelas já se vê que é bem bonita internamente também.

IMG_9673 IMG_9681 IMG_9687

Atrás da igreja estão as ruínas. Pelo que conversamos com as pessoas de lá, ninguém sabe ao certo qual teria sido a finalidade da construção. O que mais se conta é que são ruínas de um colégio jesuíta, que nem chegou a terminar de ser construído, impedido pelos índios.

IMG_9693 IMG_9695

Casa de Câmara e Cadeia – A construção é do final do século XVIII.

IMG_9665

Além do acervo arquitetônico, tem uma bela vista panorâmica do mar.

IMG_9659

IMG_9656

Encontro do rio João de Tiba com o mar

IMG_9697

IMG_9691

O lugar é bonito, simples, mas carregado de história.  Vale a pena visitar!

E fica aqui a minha dica: CUIDADO com os “guias” do lugar. Assim que chegamos, antes mesmo de descer do carro, eles já nos abordaram oferecendo os seus serviços. O Walace agradeceu e dispensou o rapaz mas ele não fez uma cara muito boa não – o que me assustou um pouco – e fez uma brincadeira bem irônica de que “poderíamos andar despreocupados pois nem um mosquito encostaria no nosso carro”. Não gostamos do comentário o que nos deixou com receio por hora . O lugar é bem plano e onde os carros ficam parados não foge muito das nossas vistas, então logo distraímos para o passeio e o comentário virou piadinha. Mas de toda forma procuramos não nos delongar na parte de trás da igreja. Não desmereço o trabalho de ninguém e quem sou eu para julgar, mas eu achei muito chato a situação, essa intimidação, isso não pode acontecer.  Algumas pessoas me disseram que eles não passam o valor do serviço de início e que quando terminam chegam a cobrar 60, 70 reais. Acredito que apesar de usarem um colete azul esses guias não são regularizados, posso estar enganada.  Na hora de sair eles nos pediram uma ajuda por olhar o carro, demos algumas moedas que estavam no console do carro e fomos embora.
De qualquer forma existem placas explicativas no lugar, passeamos e nos informamos por elas sem o menor problema. Não vimos a necessidade dos guias. Foi ótimo.

Espero que tenham gostado de saber mais um pouquinho das minhas férias 😀 Ahh! Me conta aqui o que acharam e se já conheciam, vou gostar de saber!
Beijos!!!

21 comentários sobre “Férias #Post2 – Santa Cruz Cabrália – BA

  1. Nossa Cá! Que feio a atitude destes “guias”… Isso não pode ocorrer MESMO!
    Estudo turismo e é indispensável que estes profissionais tratem bem os turistas e sejam hospitaleiros com os mesmos.
    Tenho imenso desejo de conhecer Santa Cruz Cabrália ❤ e você alimentou mais ainda depois desse post hahaahaaha

    Beijossss

    Curtido por 1 pessoa

    • Eles foram bem desagradáveis mesmo Nath, mas logo nem estávamos mais lembrando deles e fomos curtir o lugar. Pode planejar aí de conhecer Cabrália mesmo, você vai gostar muito tenho certeza! O lugar é lindo! ❤

      Beijos !!!

      Curtir

    • Ei Manu! Que bom que gostou ❤ Olha, assim que tiver oportunidade conheça a Bahia mesmo! É muito amor em forma de sol e praias hehehe você vai gostar! Ainda bem mesmo que foi só uma situação desagradável, deu para aproveitarmos.
      Beijooos! :* :*

      Curtir

  2. Da Bahia só conheço Salvador, infelizmente… esse lugar é incrível (parece ser), eu amo história então fico babando nas fotos.
    Uma das coisas chatas ao se visitar pontos turísticos assim é a abordagem penetrante dos guias, que nunca dão sossego =/
    Enfim… adorei as ruinas, queria muito conhecer!
    =*

    Curtido por 1 pessoa

    • Joyce Cabrália como um todo é bem linda! Se voltar à Bahia coloca no roteiro hehe Vale a pena demais! Ainda mais que gosta de história *-* Nem fala, essa abordagem de guias é chata demais. Mas valeu a pena!

      Beijos!!!

      Curtir

Deixe um comentário